SENAI-RN abre 510 vagas para cursos técnicos gratuitos em Natal e Mossoró
O SENAI do Rio Grande do Norte abriu, nesta segunda-feira (14), inscrições para 510 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais, em Natal e Mossoró. As áreas de formação variam de acordo com o município e incluem Eletrotécnica, Eletromecânica, Refrigeração, Petróleo e Gás, Administração e Segurança no Trabalho.
Quem pode participar
O público-alvo para os cursos são pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio concluído ou em andamento, dependendo da área escolhida. A seleção será realizada por ordem de inscrição e mediante apresentação da documentação exigida no edital (Clique aqui ou acesse https://www.rn.senai.br/publicacoes/ para ler o edital 009/2025 com todos os detalhes ).
O início das aulas é previsto para 18 de agosto em Mossoró e para 7 de outubro em Natal. Os cursos têm duração de aproximadamente dois anos. Na capital, são oferecidas 270 vagas. Em Mossoró são 240.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente online, pelo site www.rn.senai.br/publicacoes, até 30 de julho – ou antes dessa data, se atingido o número máximo de participantes esperados para o processo seletivo.
A iniciativa faz parte do Programa de Gratuidade Regimental do SENAI-RN, voltado à inclusão social, por meio da formação profissional de pessoas de baixa renda.
Só entre janeiro e maio deste ano, mais de 8,2 mil matrículas em cursos presenciais, semipresenciais e EAD gratuitos foram realizadas no Rio Grande do Norte, de um total de 17.033 previstas para 2025 no estado.
Oportunidade
Para o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, a oferta gratuita de cursos técnicos representa um caminho concreto para a inserção no mercado de trabalho e o alcance de remunerações acima da média.
“O conhecimento dos cursos técnicos traz uma taxa de ocupação muito importante para a sociedade. São cursos longos, que nem sempre as pessoas têm condição de pagar e, então, por meio do Programa, nós temos uma belíssima oportunidade para quem quer estudar e se preparar para as oportunidades de emprego ou de ocupação, o que inclui abrir o próprio negócio”, observa o diretor.
Dados divulgados pela instituição apontam que profissionais de nível técnico, quando comparados com os de nível médio, chegam a ganhar cerca de 40% a mais no Rio Grande do Norte. Além disso, pesquisa com ex-alunos/as mostra que quase 90% dos/as egressos/as estão ocupados profissionalmente.
ONDE ESTÃO AS VAGAS
*Natal (CTGAS-ER):
- Técnico em Administração (2 turmas matutinas)
Carga horária: 820 horas - Técnico em Eletromecânica (vespertino)
Carga horária: 1440 horas - Técnico em Eletrotécnica (matutino e vespertino)
Carga horária: 1.260 horas - Técnico em Refrigeração (vespertino)
Carga horária: 1.200
*São oferecidas 45 vagas em cada curso.
**Mossoró (CETIB):
- Técnico em Administração
Carga horária: 820 horas - Técnico em Eletromecânica
Carga horária: 1440 horas - Técnico em Petróleo e Gás
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Segurança do Trabalho
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Refrigeração
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Eletrotécnica
Carga horária: 1260 horas