Jovens são alvos de mandados por empinar motos e divulgar vídeos nas redes sociais no interior do RN
Policiais civis da 48ª Delegacia de Polícia (DP), com apoio do 2º Pelotão da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), deflagraram, na manhã desta segunda-feira (04), a Operação #308, com o objetivo de combater a prática criminosa de manobras perigosas com motocicletas, conhecidas popularmente como “grau”.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara da Comarca de Caicó, contra quatro jovens suspeitos. As investigações tiveram início após diversas denúncias de que os jovens realizavam, de forma recorrente, exibições de manobras em alta velocidade em vias públicas, colocando em risco a segurança da população.
Foi constatado que alguns dos suspeitos são reincidentes na prática. Além disso, publicavam vídeos nas redes sociais incentivando e fazendo apologia ao ato ilícito. Ao todo, quatro motocicletas utilizadas nas infrações foram apreendidas e serão submetidas à perícia, ficando à disposição da Justiça.
O nome da operação, #308, faz referência ao artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica a conduta como crime. A escolha do nome também contrasta com o uso incorreto do artigo 244 do CTB, frequentemente citado por praticantes da infração para alegar, equivocadamente, que a prática não configura crime.
A equipe da 48ª DP destaca que empinar motos, disputar rachas ou realizar outras demonstrações de perícia em via pública são condutas criminosas, com pena de detenção de seis meses a três anos, conforme o CTB. A divulgação dessas práticas em redes sociais também pode configurar o crime de apologia ao crime, com pena de detenção de três a seis meses.
As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no crime.
A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando com informações que possam auxiliar nas investigações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.