Furto de 1500 metros de cabos deixa 68 residências sem energia entre Barra e Pernambuquinho, em Grossos
A Neoenergia Cosern informou que um novo furto de cabos da rede elétrica foi registrado na madrugada deste domingo (27), entre as praias de Barra e de Pernambuquinho, em Grossos. A ação criminosa ocorreu por volta das 2h e resultou na subtração de 14 vãos de cabos — o equivalente a 1.500 metros de rede elétrica — deixando 68 unidades consumidoras sem energia.
Além das residências, a falta de fornecimento também pode afetar o funcionamento de postos de saúde, escolas, serviços de internet, telefonia, pousadas e restaurantes da região.
Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando intensamente para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, sempre respeitando as condições de segurança. A previsão inicial é que o serviço seja normalizado até o início da noite deste domingo (27).
Este novo caso ocorre apenas 14 dias após outro furto de grande porte, quando criminosos subtraíram 21 vãos de cabos na rede de média tensão entre as praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, entre Areia Branca e Porto do Mangue, afetando 339 unidades consumidoras. Antes disso, no dia 6 de abril, a Praia do Rosado foi palco do maior furto de cabos já registrado no estado, com 22 vãos levados e 386 unidades ficando sem energia por quase 19 horas.
Em 2024, a Neoenergia Cosern já contabilizou 1.678 furtos de cabos em todo o Rio Grande do Norte, deixando cerca de 529 mil consumidores sem energia, com uma média de três horas de interrupção por ocorrência.
Desde o início dos registros, a Neoenergia Cosern tem comunicado as ocorrências às forças de segurança estaduais e aberto boletins de ocorrência junto à Polícia Civil.
A empresa reforça a importância da população manter distância da rede elétrica e lembra que atitudes suspeitas podem ser denunciadas de forma anônima e segura pelo Disque-Denúncia 190.