O caminho para a tão sonhada geração de emprego em Grossos

Por Kaká Santos
Uma das coisas mais faladas em época de campanha eleitoral é a Geração de Emprego. A pandemia deixou 13,3% dos brasileiros sem emprego no segundo semestre deste ano. E em municípios pequenos como Grossos a situação é ainda mais complicada. A falta de oportunidade de trabalho é preocupante e exige urgentemente uma ação.

Se o próximo(a) gestor(a) quiser realmente arregaçar as mangas e transformar nosso município através da geração de empregos precisará ser arrojado e comprometido com esta pauta. Porque não é um caminho tão simples.
Especialistas apontam alguns passos necessários para atrair empresas para os municípios e estes passos no nosso caso precisam ser dados dentro de um planejamento de médio e longo prazo. Não há atalhos neste assunto.

Acredito que nossa cidade tem muitas potencialidades, então é necessário fazer um levantamento de quais segmentos e indústrias seriam mais interessantes para nossa região e o que é mais viável dentro de um determinado prazo.

Um outro grande desafio que precisará ser superado é a INFRAESTRUTURA. A próxima gestão vai ter que investir pesado para criar as condições necessárias para a instalação de empresas no Município. Melhorar a qualidade das nossas estradas, investir pesado no tratamento de água esgoto, e fornecimento de energia elétrica são algumas das bases para que a cidade se torne atrativa para empresas.

Além da infraestrutura, a qualificação da mão de obra é um fator primordial. O município precisa garantir que as empresas contratarão nosso povo e para isso é necessário investir em qualificação, firmando parcerias com escolas de formação profissional como SENAI, SESI entre outros. Isso vai dar a estas empresas a garantia de que vai encontrar aqui pessoas capacitadas para operar naquele ramo de atividade.

Outro ponto importante é o cuidado com a cidade. Empresários querem investir em cidades que ofereçam bons serviços como hotéis, hospitais, boas escolas, segurança, areas de lazer, etc. Estas pessoas buscam uma cidade limpa, bonita, arborizada e que ofereça qualidade de vida aos seus moradores. E este é mais um desafio que a próxima administração tem que priorizar.

A isenção de impostos também é um fator importante, e é necessário avaliar o código tributário do município e ver o que a lei permite neste sentido.

Feito isso, é hora de apostar num bom trabalho de marketing e sair por aí vendendo a cidade para estes empresários, mostrando as potencialidades do município e os investimentos em melhorias que a gestão está fazendo para atrair empresas e indústrias, mostrando que é vantajoso investir em Grossos.

São passos desafiadores mas que no médio e longo prazo trarão um grande avanço para nossa cidade. E é algo que exige seriedade e compromisso tanto por parte do executivo quanto também do legislativo. É necessário ter uma Câmara comprometida com o crescimento e econômico da cidade. Grossos merece dar este salto de desenvolvimento e eu creio que isto é possível.

Postar um comentário

0 Comentários