Sem fiscalização, população de Grossos não está respeitando a quarentena

O blog recebeu durante este fim de semana, várias denuncias de populares preocupados com a falta de fiscalização sobre o decreto de quarentena no estado, que não está sendo cumprido em Grossos, como se aqui pertencesse a outro planeta. Áudios, vídeos e fotos foram enviados a este portal, mas não iremos publicar, porque temos o dever de cobrar e não fiscalizar.

Talvez as pessoas não estejam com medo de se contaminarem  pelo fato de Grossos não ter nenhum caso confirmado oficialmente, apesar de já ter relatos de grossenses com casos positivos diagnosticados em outras cidades.

Fiscalização frouxa

Com o decreto determinando as diretrizes da quarentena e isolamento social, as autoridades competentes estaduais e municipais ficaram encarregadas de realizar a fiscalização do cumprimento às normas sociais para o combate à pandemia do covid-19.

Mas por aqui, até o momento isso não existiu. Apenas um bar foi fiscalizado na comunidade de Córrego, e o proprietário deve estar se perguntando: "Porque vieram aqui, e não vão nos outros cantos?"

"Muitos comércios abertos, pessoas andando livremente, fazendo aglomerações, mas se amanhã eu abrir meu estabelecimento, com certeza as autoridades estarão aqui para fechar, a lei tem que valer para todos", disse Seu Chico da Pomada, que relatou ter prejuízos mas não abriu o seu ganha pão por respeito as leis.

De acordo com o Sgt. Carlos Moura, a PM está a disposição para atuar, mas, é necessário que se trabalhe em conjunto, e a secretaria municipal de saúde designe alguém para juntos fiscalizarem. "A guarnição está pronta para receber os chamados da equipe de vigilância designada pela prefeitura, para juntos irem ao local da ocorrência", disse ele.

Em contato com o blog, a secretaria de saúde disse que tem desempenhado um trabalho incansável de conscientização em bares, restaurantes, e locais com aglomerações de pessoas, realizando a desinfecção e dando orientações sobre os perigos e a forma de se prevenir contra o Coronavírus.