Secretaria de saúde emite nota e descarta caso suspeito de Coronavírus em Grossos

Reunião de combate ao Coronavírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Grossos/RN, por meio do Comitê municipal de controle e Enfrentamento ao COVID-19, vem por meio deste, esclarecer a situação epidemiológica e trazer outras informações a cerca do quadro de COVID-19 no município.

Neste sentido, no dia de hoje, 19/03/2020, às 14hs, informamos que a cidade de Grossos NÃO possui nenhum caso suspeito de corona vírus (COVID-19) segundo protocolos estabelecidos pelos órgãos superiores de saúde.

Esclarecemos que no dia 17/03/2020, recebemos no hospital municipal um(a) paciente com histórico de viagem recente a Europa (Espanha). Após busca ativa da Equipe de saúde da Família (Médico, enfermeiro, Agente comunitário de saúde e téc. de enfermagem) constatou-se que a mesma não se enquadra nos critérios clínicos e epidemiológicos para casos suspeitos (em anexo).

Durante a semana, também recebemos informações de outros pacientes com viagens recentes a Europa, porém todos foram descartados por não se enquadrarem nos critérios para casos suspeitos, com orientação de isolamento domiciliar por 14 dias, quando necessário.

Orientamos que pessoas que se enquadrem nos critérios de classificação devem procurar as unidades básicas de saúde, ou entrar em contato por meio dos fones 3327-2504, 3327-2950 ou 98158-4465.

Reforçamos que neste momento a população deve evitar aglomerações e setores críticos como hospital e Unidades de saúde quando não houver real necessidade.

Segue orientações gerais para conter a proliferação do COVID-19:
1. Lavagem de mãos frequente com água e sabão (prioritariamente), com duração mínima 30 segundos, em casos de não ter acesso no momento, utilizar álcool em gel ou álcool liquido a 70%;
2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca, com as mãos sujas;
3. Evita contato próximo com pessoas doentes;
4. Manter isolamento domiciliar quando estiver doente;
5. Cobrir boca e/ou nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel descartável ou com região do cotovelo;
6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
7. Evitar viagens;
8. Priorizar o uso de máscara descartável (cirúrgica) para pessoas que apresentem sintomas e profissionais de saúde.

Por fim, informamos que foi criado na data de 19/03/2020 o Comitê Municipal de Controle e Enfrentamento ao COVID-19, formado por Enfermeiros, médicos, vigilância epidemiológica e gestores municipais com construção do fluxo de atendimento ao paciente suspeito do município que derem entrada na atenção primária ou no hospital municipal. Este grupo terá a responsabilidade de repassar as informações oficiais sobre a situação epidemiológica do Corona Vírus (COVID-19) a população e a mídia.

GROSSOS/RN, 19 de Março de 2020
Maria de Fátima da Silva