Mensagem no WhatsApp divulga falso formulário para auxílio durante pandemia

É falso o formulário divulgado em uma mensagem de WhatsApp para suposto recebimento do auxílio emergencial a pessoas de baixa renda durante a pandemia de covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus. Os sites com o formulário estão registrados fora do Brasil, em servidores que comportam outros endereços de internet em português e sem informações sobre seus proprietários.

O projeto do benefício, que nasceu na Câmara dos Deputados, onde já foi votado, ainda está em tramitação. O texto foi também referendado pelo Senado na tarde desta 2ª feira (30.mar.2020) e agora vai à sanção do presidente da República. O governo federal também tem que decidir como o valor será distribuído.


Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.
Nos  acompanhe pelo instagram  clicando aqui @ofachodegrossos
COMO VERIFICAMOS
Para realizar esta verificação, o Comprova consultou o texto do projeto de lei que tramitou no Congresso, os sites noticiosos da Câmara e do Senado e o DNSlytics, uma ferramenta online para descobrir dados como a localização dos servidores de sites na internet.

SITES DE FORMULÁRIO ESTÃO REGISTRADOS NO EXTERIOR
A mensagem falsa que circula com o suposto formulário leva os usuários a 1 site que simula ser oficial. Há, inclusive, a imitação de 1 logo utilizado pelo governo federal nas gestões do Partido dos Trabalhadores (PT), com o slogan “Brasil, País de Todos”. Na página, o usuário precisa responder a 1 questionário com informações pessoais.