II Ursap realiza palestra sobre coronavírus para profissionais de saúde de hospitais e UPAs

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizou ontem, 11 de março, às 14h, no auditório deputado Leônidas Ferreira da unidade de saúde uma Capacitação sobre Coronavírus para profissionais dos hospitais municipais, estaduais, da rede privada e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O evento teve como palestrante o infectologista Fabiano Rodrigues Maximino, e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da saúde, e estudantes de medicina.

PERFIL DO PALESTRANTE
Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (1999). Residência Médica na especialidade de Infectologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista. Pós-Graduação em Infecção Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Aprovado na Prova de Título de Especialista em Infectologia pela SBI - Sociedade Brasileira de Infectologia - RQE 2865. Aprovado na Prova de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC - Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade - RQE 2864. Atualmente é Docente efetivo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Médico Infectologista efetivo do Hospital Regional Tarcísio Maia. 

II Ursap realizou ações de prevenção contra o Coronavírus

“A II Unidade Regional de Saúde Pública ( II Ursap) realizou em 19 de fevereiro no auditório da unidade de saúde, uma Capacitação sobre Coronavírus direcionada aos coordenadores da Atenção Básica e enfermeiros com perfil multiplicadores dos Municípios. No dia 11 de março promovemos mais uma capacitação, desta feita para profissionais dos hospitais municipais, estaduais, da rede privada e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, disse a gerente Emiliana Bezerra Cavalcanti. 

“Já fizemos reuniões nos hospitais Rafael Fernandes, Tarcísio Maia, Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira e Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas, Hospital Regional Hélio Morais Marinho e Secretaria Municipal de Saúde de Apodi e Secretaria Municipal de Saúde Mossoró. Falta visitarmos o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos em Assu”, destacou a gerente. 

Emiliana Bezerra Cavalcanti destacou que o RN foi o primeiro Estado da federação a ter protocolo clínico para o coronavírus e que o Plano Estadual de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19, servirá para fundamentar a atuação do Estado, direcionando os municípios a iniciarem a elaboração dos seus planos, mesmo que ainda não haja nenhum caso suspeito notificado no território potiguar.

O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio do coronavírus

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evite aglomerações se estiver doente, mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604