Sesap e ABEn realizam capacitação sobre sistematização da assistência de enfermagem em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RN) realizaram sexta-feira (7) de fevereiro, no auditório da II Ursap, das 9 às 17h, uma Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem direcionada aos profissionais de enfermagem dos municípios e dos hospitais públicos do RN. 

Presentes ao evento a subcoordenadora de Capacitação da Sesap, Rayane Larissa Santos de Araújo, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti e a integrante da Diretoria da ABEn – Sertão RN, Verônica Rodrigues Fonseca Costa. 

Atuaram como facilitadoras a professora doutora da UFRN, Jéssica Naiara de Medeiros Araújo, professora doutora da UnP e Facene, Ana Paula Nunes Lima Fernandes, a enfermeira mestra do HRTM, Larissa Mendonça Torre Rosário, a professora doutora da UERN, Kalyane Kelly Duarte Oliveira e a professora doutora da UERN, Maria Izabel da Conceição Dias Fernandes. 

Durante o evento foram discutidos vários temas como a sistematização da assistência de enfermagem – empoderamento da prática profissional, aspectos conceituais em sistematização da assistência de enfermagem e processos de enfermagem; bases teóricas para a sistematização da assistência de enfermagem e coleta de dados e Processo de Enfermagem: Técnicas de Entrevista/anamnese/Exame. 

No período da tarde foram debatidos tópicos como pensamento crítico e raciocínio diagnóstico, diagnósticos em enefermagem, planejamento de enfermagem, implementação de enfermagem, e avaliação de enfermagem. 

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem. A SAE planeja o trabalho da equipe e os instrumentos que serão utilizados, de acordo com o procedimento que será realizado. O objetivo da metodologia é garantir a precisão e a coesão no cumprimento do processo de enfermagem e de atendimento aos pacientes. 


Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604