Prefeitura de Areia Branca realiza maior carnaval da Costa Branca

A Prefeitura Municipal de Areia Branca, dando sequência ao resgate de eventos que tradicionalmente desenvolvidos no município, preparou uma grande festa para o período momesco de 21 a 26 de fevereiro, o que está sendo considerado como o maior carnaval de toda a região Costa Branca. São cinco dias de folia iniciando na tarde da sexta-feira, 21, com o desfile no centro da cidade do Bloco da Prevenção formado pelos profissionais das Secretarias de Assistência Social, Mulher, Saúde e Educação e, em seguida se apresentam as Escolas de Samba. À Noite, após o encerramento do campeonato de futsal conhecido em todo o Nordeste pela participação de atletas de alto nível contratados pelos blocos da cidade para defenderam seus nomes em quadra, tem a abertura do circuito de trio elétrico com o cantor Kamarguinho e Cavalo de Aço.

Já no sábado, 22, a banda potiguar Grafith anima o circuito Praia / Centro com cinco quilômetros de extensão saindo da praia de Upanema até o largo da Salinésia, também popularmente chamado de largo Geralda Cruz. Na chegada do trio, a festa continua no palco com a atração local Som da Ilha além dos regionais Roberto (ex-terríveis) e a cantora Renata Falcão.

Já no domingo, 23, a banda baiana Babado Novo, pela primeira vez na cidade, agita os areia-branquenses e visitantes com muito axé durante cerca de três de percurso do trio elétrico. Logo após será a vez do cantor da terra Lieberth Rodrigues, na sequência Yure e os Barões e encerrando a noite outro baiano, o Muny Santos.

Já na segunda-feira, 24, mais uma banda da Bahia, Fantasmão, já conhecida dos foliões de Areia Branca, puxa o trio com o seu groove arrastado levantando poeira na Costa Branca. Paralelo ao circuito Praia / Centro, como é tradição em Areia Branca, as ruas do centro da cidade ficam tomadas de pessoas fantasiadas brincando no bloco “A soma dá + de 300”. Crianças, adultos e idosos com muita criatividade e descontração fazem da segunda-feira um dia especial com um desfile popular ao som do frevo. Este ano, a Prefeitura de Areia branca, por meio da Fundação Areia Branca de Cultura e da Gerência Executiva de Eventos, vai entregar troféus para os foliões que forem destaques nas categorias de Melhor Fantasia Adulto, Melhor Fantasia Infantil, Fantasia de Luxo, Folião Mais Animado e Melhor Fantasia em Grupo. A noite prossegue a festa no palco com a banda local Bota Pra Torar, Dodô Pressão, conhecido como o Trator da Bregadeira, e Cacá e Banda Abre Alas.

E, finalizando os convidados baianos, o cantor Tatu encerra a participação do trio elétrico do carnaval de Areia Branca na terça-feira, 25, com grandes sucessos da carreira solo e também da banda Araketu. Após a apresentação do cantor, compositor e percussionista de salvador, a cantora da terra Fernanda Azevedo comanda o último dia de carnaval, seguida por Aline & Dayvid e o cantor local Wander.

Na quarta-feira, 26, a ressaca do carnaval é curada na Praia de Ponta do Mel com o tradicional Mela Mel. Um carnaval com menos produção, mas com muita alegria e descontração.

“A festa é para o povo. Apesar do alto nível das atrações, a estrela do nosso carnaval é o população que está feliz por vivenciar o resgate de uma tradição que estava morta na cidade. Estamos vendo o orgulho nos olhos dos areia-branquenses a cada evento que conseguimos resgatar”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.