ITEP Regional de Mossoró realiza I Seminário para discutir suicídios na mesorregião Oeste do RN

A Subcoordenadoria do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP) de Mossoró realizará quinta-feira (24), às 9h, no auditório da II Unidade Regional de Saúde (II Ursap), o I Seminário para discutir suicídios na mesorregião Oeste do RN, direcionado aos agentes de segurança pública, profissionais de saúde e profissionais da ação social. O evento será coordenado pela subcoordenadora do ITEP Regional de Mossoró, Wberlhane Pereira. 

Às 9h30 haverá a apresentação da pesquisa “Perfil dos casos de suicídio observados na mesorregião Oeste do RN”, a cargo da perita criminal Roberta Lícia Marques Pena e do perito criminal Marcos Daian. Às 10h, haverá uma mesa temática para discutir o “O cuidado com a vida” com a médica psiquiatra da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), lotada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e Perita Oficial Médica Legista Psiquiatra do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN, Geilne Queiroz e a psicóloga clínica, pedagoga e membro do Conselho Gestor da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE), Neide Rebouças.

“É de suma importância discutir esse tema o ano inteiro e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) é um órgão rico em dados. É nossa responsabilidade realizar pesquisas que subsidiem o Estado no desenvolvimento de políticas públicas”, destaca a subcoordenadora do ITEP Regional de Mossoró, Wberlhane Pereira. 

“Nosso intuito é mostrar à sociedade que o suicídio é uma realidade no nosso Estado e precisamos entender porque isso acontece e procurar meios estritamente técnicos para barrar estes suicídios”, revela a subcoordenadora. 

“O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diversas origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Todavia, o suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo”, disse a subcoordenadora do ITEP Regional de Mossoró, Wberlhane Pereira. 

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604