Opinião Reversa: Sortidas

Coluna do Lênin Tierra
Análise da Politica Local, Regional, e Nacional
1º DE MAIO
Desemprego em alta e ataques aos direitos à vista. São esses os “presentes” ofertados à classe trabalhadora na semana em que se comemora a sua existência. É bom lembrar que em tempos tão sombrios existir é resistir. Por isso, sindicatos, partidos e movimentos sociais organizam em todo Brasil atos em defesa da previdência pública, ameaçada de extinção por Bolsonaro. Em Mossoró, a programação iniciou ontem (28) com uma caminhada pela avenida Rio Branco, e vai terminar nesta quarta (1) com passeio ciclístico e ato político-cultural na sede do Sinte/RN.
LULA GIGANTE 
Após mais de um ano sem poder falar à imprensa, o ex-presidente Lula concedeu entrevista à Folha de São Paulo e ao EL País Brasil na última sexta (26). A aparição do petista frustrou certamente os seus adversários. Altivo, firme nas declarações e pronto pra “briga”, Lula criticou o governo federal, a quem chamou de “bando de malucos”, e ainda conclamou os brasileiros à luta contra a “reforma” da previdência. O ex-mandatário deu provas de que seguirá muito influente na política nacional, mesmo sendo privado de sua liberdade.

UMA NEGAÇÃO
“Não esqueci a minha luta”, disse o deputado Allyson Bezerra(SDD) após a votação do destaque ao projeto que concedia o reajuste aos professores e aposentados da educação. É natural prezar pela própria história, mas isso não o autoriza a desconsiderar a dos outros. No entanto, assim agiu o parlamentar na CCJ quando votou contra a homenagem a Emmanuel Bezerra, militante assassinado pela ditadura militar, cujo nome será dado à Casa do Estudante do RN. O deputado parece não lembrar que a luta social é coletiva e cumulativa, fruto da contribuição de inúmeras pessoas no passado. Ela não se faz com alpinismo político nem com desrespeito à memória dos que resistiram antes de nós.

PROPORCIONALIDADE
Quanto mais dinheiro entra nos cofres da prefeitura de Grossos, mais problemas assolam o município. Essa relação, que deveria ser inversamente proporcional, só atesta a total desorientação dos peemedebistas no poder. Sob a batuta dos “bacurais”, a gestão só conseguiu inverter uma coisa: as prioridades. E fez isso em prejuízo do bem-estar da população.

ENSURDECEDOR
Cinthia Sonale (PHS) mantém a estratégia de nada falar sobre a acusação de fraude no concurso público de 2010, imposta a ela pelo MP estadual. Ao contrário da vereadora Ianara, Sonale protege-se do assunto com o silêncio. Ocorre que, nesse caso, ele fala alto e depõe contra o discurso de mudança a ser adotado por sua campanha no próximo ano.

NOVO VELHO
Em entrevista ao programa Política em debate da rádio Difusora, Clorisa (SDD) afirmou que a velha política de Grossos precisa ser superada. Contudo, esse objetivo não será alcançado com a distribuição de refeições a populares associada à pré-campanha de possíveis postulantes ao cargo de prefeito. 

PT DE VOLTA
O partido dos trabalhadores de Grossos poderá apresentar nominata à câmara de vereadores em 2020. Na última eleição municipal a legenda ficou fora da disputa proporcional, mas agora estuda competir novamente pelo voto. Daniele Marçal, secretária de educação, é um dos nomes cotados para marcar o retorno dos petistas à campanha eleitoral na cidade.