De acordo com a EMPARN, Grossos já recebeu 544 mm de chuva em 2019

A regularidade das chuvas no município de Grossos tem causado alguns transtornos, mas ao mesmo tempo tem sido comemorada pelos moradores, principalmente os salineiros e agricultores.

A atual incidência pluviométrica está sendo determinante para que as cisternas mantenham-se abastecidas reduzindo a escassez de água nas zonas rurais, e mantendo o mato verde para o gado, além de formar algumas lagoas no campo.

Segundo dados da EMPARN, no período de 01/01 à 15/04 a cidade recebeu um montante de 544,4 milímetros de chuva. 

Previsões

A análise da meteorologia da EMPARN diz que “as atuais condições oceânicas/atmosféricas mostra a presença do Fenômeno "El Niño" fraco no Oceano Pacífico, com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses”. O meteorologista Gilmar Bristot, destaca ainda que “esse comportamento associado às boas condições apresentadas pelo Oceano Atlântico, onde a bacia Norte deste oceano está mais fria do que a bacia Sul, favorecem para que as chuvas durante os meses de abril e maio de 2019 ocorram de forma normal na região Nordeste”. 

Para as próximas semanas, os mapas meteorológicos mostram uma boa concentração de chuvas sobre o Nordeste brasileiro atingindo também o Rio Grande do Norte. Nos dois períodos observa-se a presença do sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical atuando sobre a região Nordeste e com previsão de que ocorram chuvas acumuladas acima de 150mm, para os próximos 15 dias.