Governo do RN promete publicar edital do concurso da Policia Militar até este sábado

Com um déficit no efetivo que ultrapassa 40% do número ideal estabelecido por lei, e há 13 anos sem concurso público, a Polícia Militar do RN poderá ganhar um reforço em 2019. O governo confirmou nesta semana, que deve publicar até sábado (30), o novo edital do concurso. 

Um primeiro edital chegou a ser publicado em janeiro deste ano e teve mais de 30 mil inscrições, mas o concurso acabou adiado por recomendação do Ministério Público, em seguida suspenso, por não atender à Lei Complementar nº 613/2018 que passou a exigir nível superior dos candidatos. 

O novo edital previsto para sair no próximo sábado, contará com as regras determinadas pela nova legislação, mas o número de vagas oferecidas permanecerá. Serão oferecidas 1 mil vagas para praças (soldados), sendo 938 para homens e 62 para mulheres. 

Após o concurso, os aprovados devem passar por um curso de formação com duração de 10 meses antes de assumir efetivamente o posto. 

O salário base para soldado da PMRN é de R$ 2.904,00, e o efetivo atual conta com cerca de 7,7 mil policiais, 5,7 a menos que os 13.466 estabelecidos por lei.