quinta-feira, 19 de março de 2020
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meiodo Programa Regional de Imunizações realizará de 23 de março a 22 de maio de 2020, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, sendo 09 de maio, o dia “D” de mobilização nacional.

Para pessoas com Comorbidades ou Condições Clínicas Especiais, Privados de Liberdade, Funcionários do Sistema Prisional, Professores e Forças de Segurança e Salvamento, serão disponibilizados os dados de doses aplicadas no período da campanha, considerando a indisponibilidade de denominadores para os referidos grupo. 

“O público alvo será 201.827 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus”, disse o técnico do Programa de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota. 

“Na ocasião, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento”, informa Jorge Mota. 

“A meta é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação”, informa a técnica Lucinete Almeida. 

Metas por grupos prioritários na II Ursap

Indígenas - 85 da comunidade dos Caboclos, localizada no município de Assu.

Crianças de 6 meses a < 2 anos: 11.931

Crianças de 2 anos a 4 anos: 26.858

Crianças de 5 anos de Idade: 9.175

Trabalhadores da Saúde: 15.863

Gestantes: 5.966

Puérperas: 981

Adultos de 55 a 59 anos: 20.057

Idosos (Acima de 60 anos): 60.989

Comorbidades: 38.780

Professores: 9391

Privados de Liberdade, Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas: 1.073

Funcionários do Sistema Prisional:678

“A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor no corpo, e tosse seca. Geralmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) concede de forma gratuita a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se com facilidade e é responsável por altas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus”, ressalta a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti. 

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604