terça-feira, 15 de outubro de 2019
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) e Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) realizará terça-feira (15), às 8h30, no auditório da II Ursap, o II Siequidade: tecendo redes de equidade em saúde nos territórios do RN. O evento será direcionado aos coordenadores municipais da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde das 2ª e 8ª Regiões de Saúde. 

A Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap tem como coordenadora Neuma Lúcia de Oliveira e a Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) tem como subcoordenadora Paula Érica Batista de Oliveira. Estará presente ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti. 

Equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça social. Parte da ideia de respeito às necessidades, diversidade e especificidades de cada cidadão ou grupo social e do reconhecimento que as diferentes condições de vida, habitação, trabalho, renda e de acesso a educação, lazer, cultura e serviços públicos impactam diretamente na saúde.

O conceito de equidade também considera os impactos na saúde das diferentes formas de preconceito e discriminação social, como o racismo, a misoginia, a LGBTfobia e a exclusão social de populações que vivem em situação de rua ou em condições de isolamento territorial, como as do campo, da floresta, das águas, dos quilombos e em nomadismo, como no caso dos ciganos.

Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, notadamente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.


Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604