30 de outubro de 2019


NOTA AOS PESCADORES E POPULARES QUE FREQUENTAM AS PRAIAS:

A ser repassado para todo aquele que pratica atividade pesqueira e/ou qualquer munícipe que observe a situação abaixo relatada: 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Grossos, vem por meio desta divulgar a situação das praias de nosso município, no tocante ao aparecimento de manchas de óleo: 

I – Até o presente momento foram encontrados apenas resíduos de óleo, em estado quase sólido, em pouquíssimas quantidades e em pontos isolados (01 ocorrência); 

II – Diariamente, técnicos da secretaria de meio ambiente monitoram as praias em busca de novas manchas ou resíduos de óleo. Estamos também em contato com os técnicos do projeto Cetáceos da Costa Branca, para compartilharmos as informações desse monitoramento; 

III – Todas as informações são repassadas diariamente ao grupo de trabalho da Defesa Civil – IDEMA/RN. 



Segundo informe do Ministério da Saúde, os efeitos à saúde decorrentes da exposição aos derivados de petróleo podem se dar de forma aguda ou crônica, demandando atenção especialmente aos grupos em vulnerabilidade (crianças e gestantes). Sendo os principais sintomas da exposição a curto prazo: dificuldade de respirar, dor de cabeça, náuseas, confusão mental e pneumonite química, além de irritações na pele, rash cutâneo, queimação e inchaço. A ingestão do óleo pode causar dor abdominal, diarreia e vômito; e a exposição a longo prazo, pode causar danos sistêmicos incluindo infertilidade e câncer. Por isso destacamos algumas recomendações à população em geral, que encontra alguma mancha ou resíduo de óleo nas praias: 

⮚ Não entrar em contato direto com a substância, especialmente crianças e gestantes; 

⮚ Evitar contato com a água e solo nas regiões atingidas; 

⮚ Evitar atividades recreacionais e de pesca nas regiões afetadas; 

⮚ Buscar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima no caso de exposição ao produto, mesmo que não haja sintomas; 

⮚ Contatar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Grossos por meio do telefone: 3327-2339 (07 às 17h). 

Nesse sentido, por meio deste comunicado, solicitamos àquele que encontrar esse tipo de material pela costa, acionar imediatamente a secretaria municipal de meio ambiente que, por sua vez, deve tomar as medidas cabíveis e notificar em seguida ao IDEMA para decisão sobre seu destino final. 

Contamos com a vigilância e conduta correta de todos, não só daqueles que vivem do mar, mas também de cada cidadão, a fim de proteger e limpar nossas praias.