segunda-feira, 2 de setembro de 2019
Em comemoração ao Setembro Amarelo, A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Saúde Mental realizará quarta-feira (3) de setembro, às 9h, no auditório deputado Leônidas Ferreira da unidade de saúde, uma palestra sobre Depressão e. O evento será coordenado pela Referência do Programa Regional de Saúde Mental da II Ursap, pedagoga Neide Rebouças de Oliveira. A palestrante será a médica psiquiatra Geilne Queiroz.

Estarão presentes ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, o coordenador de Recursos Humanos, advogado Marcelo Cavalcanti Barbosa, coordenadora do Núcleo Técnico, assistente social, Cinthia Simão de Souza, administradora Karina Soares e técnicos de saúde.

PERFIL DA PALESTRANTE PSIQUIATRA GEILNE QUEIROZ:

A psiquiatra Geilne Queiroz é graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Realizou residência em Psiquiatria no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) - UFRN. É especialista em Atenção Básica em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Perita Oficial Psiquiatra do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), desde 2018. Psiquiatra da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), lotada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Perita Judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) e da Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Norte (JF-RN). Tem formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Camboim & Petrucci – Instituto de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em Natal-RN. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental em andamento. Professora convidada para os cursos do Camboim & Petrucci – Instituto de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em Natal.

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.