terça-feira, 17 de setembro de 2019
A temporada de ventos no Rio Grande do Norte é propício para empinar pipas, uma brincadeira divertida mas que, quando não é feita seguindo algumas regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica.

Um dos alertas permanentes da Cosern diz respeito aos cuidados (confira as orientações abaixo) que todos devemos observar e respeitar ao soltar pipas.

De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, de janeiro até agora foram registrados 33 desligamentos emergenciais provocados por pipa em todo estado, afetando aproximadamente 55 mil clientes.

A ocorrência de maior abrangência aconteceu no dia 22 de fevereiro, às 13h44, afetando 21.609 consumidores, entre residências e o comércio, nos bairros de Igapó, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi, em Natal. 

Para que não haja riscos à segurança das pessoas nem ao fornecimento de energia, a Cosern reforça as seguintes orientações de segurança:

ü Só empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias.

ü Não use cerol. O cerol é feito com pó de metal ou vidro e pode contar o fio do poste, causando interrupção do fornecimento de energia e ocasionar um acidente.

ü Se a pipa enroscar na rede elétrica ou em algum equipamento, como transformadores, jamais tente resgatar a pipa, pois o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal. Nesses casos, ligue para o 116 da Cosern e fique longe do fio do poste.

ü Caso a pipa caia dentro de uma subestação, jamais tente acessar a área, pois este é um local de alta tensão e o risco de choque elétrico pode ser fatal.

Os perigos do cerol

Um dos componentes mais perigosos de uma pipa é o cerol aplicado na linha que pode provocar, além da interrupção do fornecimento de energia, o rompimento dos cabos elétricos da rede e causar choque elétrico. Por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola, o cerol se transforma, automaticamente, num elemento condutor que, ao tocar no fio do poste, pode energizar a linha que sustenta o brinquedo e provocar um choque elétrico no usuário. Outro fator preocupante na brincadeira de soltar pipas em locais inadequados é o risco que as linhas com cerol representam para motoqueiros, ciclistas e pedestres, podendo provocar até acidentes com mortes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.