quarta-feira, 14 de agosto de 2019
Erialdo  Rebouças
Foi realizada quarta-feira (14), em Assu, uma reunião tendo como objetivo discutir a implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT), no município. O evento teve como expositor o técnico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e do Programa Vida no Trânsito (PVT), Harrison Carpegeano de Almeida que destacou a importância das parcerias e da intersetorialidade para um trabalho efetivo e atuante. 

Estiveram presentes na reunião o cordelista, graduado em Ciências Sociais pela UERN e coordenador do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT) da II Ursap, Erialdo Rebouças, representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), das polícias de trânsito federal e estadual, do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMUTRAN), da Secretaria de Educação e Cultura, da Rádio Princesa do Vale 90.9 FM, de Organizações não Governamentais (ONGs) e da sociedade civil. 

Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito 

O Governo do Rio Grande do Norte criou o Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito para analisar e monitorar os acidentes de transporte terrestre no Estado, bem como ampliar o programa para os municípios. 

O número de acidentes vem caindo, mas ainda é muito alto. Em 2018, no Rio Grande do Norte foram contabilizados quase 6 mil acidentes com 536 mortes, segundo dados do Detran. De 2017 para 2018 houve uma redução de um pouco mais de 10%, mas é preciso não baixar a guarda e reduzirmos ainda mais esses números, o que justifica a importância deste comitê”, destacou a governadora Fátima Bezerra. 

Coordenado pelo Ministério da Saúde, em uma articulação interministerial e parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas), o Projeto Vida no Trânsito foi lançado em 2010 como parte da iniciativa internacional denominada Road Safety in Ten Countries (RS 10) sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

AUDIÊNCIA PÚBLICA – MANDATO DA DEPUTADA ISOLDA DANTAS E PVT 

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Estudos e Debates, atendendo propositura da deputada estadual, Isolda Dantas (PT-RN), realizará sexta-feira (16), às 9h, no auditório da Faculdade de Enfermagem da UERN em Mossoró, Audiência Pública tendo como tema “Vida no Trânsito: Educação, Engenharias, e Fiscalização no Contexto da Região Oeste. 

“O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020 e tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas”, disse o técnico da II Ursap, Erialdo Rebouças. 

Abdias Duque de Abrantes 
Assessor de Comunicação Social 
II Ursap MTB-PB Nº 604
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.