quinta-feira, 25 de julho de 2019
A jornalista paraibana Lúcia Figueiredo foi escolhida a vice-presidente regional do Nordeste I na eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em chapa única que disputou a presidência da entidade. A eleição ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de julho, e jornalistas de todo o Brasil foram às urnas para votar na nova diretoria da e novos integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE). 

A “Chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia” foi respaldada nas eleições para escolha da nova gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), obtendo 89,85% dos votos no pleito encerrado no último dia 18 de julho. Reeleita presidenta, a jornalista Maria José Braga, de Goiás conduzirá a entidade pelo triênio 2019-2022. Tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. 

A FENAJ congrega 31 Sindicatos de Jornalistas do país e é a única Federação sindical brasileira que realiza eleições diretas para escolha de sua diretoria e da Comissão Nacional de Ética. Num país de dimensões continentais, a votação facultativa superou o quórum graças ao emprenho dos representantes da categoria de Norte a Sul do Brasil. 

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está de fato incorporada às lutas em defesa dos jornalistas e do jornalismo no Brasil. Criada 20 de setembro de 1946, a FENAJ, e reconhecida oficialmente em 25 de agosto de 1953, com sede e foro no Distrito Federal, congrega Sindicatos de Jornalistas do Brasil e representa os jornalistas, em nível nacional, para defesa dos seus interesses profissionais, lutas e reivindicações. sempre se destacou na longa e intensa jornada pela adoção de regras que organizassem a profissão e garantissem para a sociedade acesso público à informação ética e plural. 

A FENAJ tem mantido ao longo desses anos uma permanente tensão para que a sociedade tenha a sua disposição uma lei de imprensa democrática que a defenda sem ferir, ao mesmo tempo, os preceitos constitucionais de liberdade de imprensa. 

A FENAJ representa a aspiração de milhares de jornalistas submetidos a condições precárias de vida e trabalho, que enxergam na sua organização e regulamentação a possibilidade de garantir uma profissão digna e com um contrato público e ético com a sociedade. 

Perfil da jornalista Lúcia de Fátima Figueiredo 


Lúcia Figueiredo é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e também em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como jornalista, já trabalhou em jornal, rádio e assessoria de imprensa, onde permanece até hoje, no Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba-SINTESPB. Sua militância começou nos movimentos populares, através das pastorais sociais da Arquidiocese da Paraíba. Militante dos movimentos sociais e feminista desde muito jovem. 

Seu ingresso no movimento sindical foi decorrência de sua trajetória de luta. Foi diretora do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba por três gestões. Na Diretoria da Fenaj, integrou por dois mandatos o Departamento de Saúde e Previdência. Secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB). Natural de Itaporanga, município localizado na Região Metropolitana do Vale do Piancó

Lúcia Figueiredo conta que sente-se honrada em integrar a Fenaj pela Paraíba e pelo nordeste: “Uma honra muito grande representar os jornalistas do Nordeste nessa chapa tão valorosa, a chapa Audálio Dantas, numa entidade combativa, de luta, avançada e progressista, que sempre esteve em todos os embates por uma sociedade democrática e pela liberdade de expressão. Não é a primeira vez que estou participando, e dessa vez estou representando o nordeste, e é uma honra para mim. Agradeço, acima de tudo, a minha categoria, o sindicato de jornalistas da Paraíba", declarou Lúcia Figueiredo. 

Abdias Duque de Abrantes - jornalista, servidor público, advogado, graduado em Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.