segunda-feira, 10 de junho de 2019
Familiares e amigos celebraram segunda-feira (10), em Sousa-PB, o aniversário da médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa. Ela é filha do saudoso comerciante Nicácio Gomes dos Santos e D. Francisca Abrantes (D.Tatia Abrantes). A aniversariante é casada com o ex-vice-prefeito, ex-presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes e pecuarista José Abrantes Barbosa (Zé Abrantes). É membro das tradicionais famílias Abrantes, Barbosa, Batista, Estrela, Gomes e Tomaz. 

Dra. Antônia Gomes de Abrantes é mãe de cinco filhos o gastroenterologista Thiago Abrantes Barbosa com atuação em Mossoró-RN, a dermatologista Tamara Abrantes Barbosa Moreira, com atuação em Sousa-PB e Ouricuri-PE, a enfermeira Adriana Abrantes Barbosa Maia, professora Márcia Lins Morais e o comerciante Lamartine Talvany Abrantes Barbosa. 

A aniversariante é graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa-PB. Tem relevantes serviços prestados nos municípios de Luís Gomes, Major Sales, Paraná, Pau dos Ferros, Bernardino Batista, Uiraúna e Sousa. Dra. Antônia é reconhecida pela retidão, seriedade, humildade, dignidade, competência, compromisso, espírito público, abnegação, carisma, espírito conciliador, respeito à lei e à democracia. Na sua família exerce o papel de verdadeira líder. Exerce a arte da medicina com competência técnica, prudência, justiça, coragem moral, temperança, dignidade, equilíbrio, bom senso e espírito de benevolência. 

A médica Antônia já exerceu importantes cargos públicos. Ex-secretária municipal de saúde e de vice-prefeita em Luís Gomes-RN. Em 2015 disputou o cargo de prefeita de Luís Gomes pelo Partido Democratas (DEM) em eleição suplementar pela coligação “Renovação, Trabalho e Paz”. Recebeu o Título de Cidadã Benemérita de Bernardino Batista-PB. Uma propositura da vereadora Alcineide Egídio de Moura Gomes (PSB). Auou como médica em Bernardino Batista na gestão do ex-prefeito Assis Gomes dos Santos. Atualmente atua como médica do Programa Mais Médicos no município de Paraná-RN. 

Dra. Antônia Gomes Abrantes tem onze irmãos Francisco Gomes “in memoriam”; o saudoso comerciante e maçom sousense Nonato de Nicácio; representante comercial e maçom Genival Gomes de Abrantes; servidor público Ribamar Gomes de Abrantes de saudosa memória; professor Walter Gomes de Abrantes; Francisco Gomes de Abrantes (Nika) “in memoriam”; servidor público federal João Batista Gomes de saudosa memória; Wandemberg Abrantes; servidora aposentada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Maria Gomes de Abrantes; Geralda Gomes de Abrantes e Waldirene Gomes de Abrantes. É tia do músico Lucas Gomes. 

A médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa é sobrinha do saudoso ex-presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Sousa-PB, empresário Raimundo Gomes, do ex-fiscal de tributos e ex-delegado de Polícia de Bernardino Batista, Francisco Norberto de Abrantes (Chico de Norberto) e prima do ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Valdemar Abrantes Barbosa (Mazinho Barbosa) de saudosa memória; do ex-presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, Sinval Abrantes Barbosa; do saudoso vereador de Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca); do ex-vice-prefeito de Bernardino Batista, Antônio Estrela de Abrantes e do vereador de Bernardino Batista, Sebastião Estrela Batista (PSDB). 


Abdias Duque de Abrantes 
Jornalista MTB-PB Nº 604