quarta-feira, 29 de maio de 2019
DIA 30 VAI SER MAIOR

Nesta quinta, 30, as ruas estarão ocupadas novamente pelas manifestações contra os cortes na educação e a DEforma da previdência do governo Bolsonaro. Em Mossoró, o ato terá início às 15h em frente ao Colégio Diocesano Santa Luzia.

AQUÉM DO ESPERADO

As mobilizações de domingo (26) em favor do governo federal não foram um fracasso total nem um sucesso retumbante. Bem menores que os protestos do dia 15, os atos pró-Bolsonaro não demonstraram força suficiente para impulsionar a agenda do Planalto como o presidente gostaria. 

FORA DO BARCO

MBL e Vem pra rua abandonaram a nau bolsonarista na sua aventura dominical. Os dois grupos abriram a dissidência dentro da direita por discordarem de pautas esdrúxulas como o fechamento do parlamento e do STF. Kim Kataguiri e seus seguidores pretendem ser a ala "esclarecida" da base conservadora, e por isso calculam certo distanciamento dos radicais simpáticos ao ex-capitão.

BOLSONARISTA RAIZ

A defesa do fechamento de instituições democráticas já há algum tempo ecoa pela província do capim grosso. Por aqui ela tem sido acolhida por Johnson, aliado nº 01 de Clorisa (SDD), que em 2017 ficou conhecida como vereadora "Bolsonara" em virtude de algumas propostas não menos extravagantes.

"ABAIXO A EDUCAÇÃO, VIVA A IGNORÂNCIA!"

A extrema direita tem know how em protagonizar momentos grotescos na política. Um desses últimos episódios ocorreu domingo, 26, numa manifestação em frente à UFPR. Os "manifestoches" retiraram da universidade uma faixa com os dizeres Em defesa da educação. Viram nela forte conteúdo ideológico e a removeram do prédio sob aplausos. Sinal dos tempos, onde a estupidez ganha espaço como valor moral da política. 

A LISTA

No portal da transparência da prefeitura de Grossos está disponível a relação de servidores do município com seus respectivos cargos e remunerações. A lista mostra que o número de temporários supera, e muito, o de efetivos porque a acomodação política dos aliados vem em primeiro lugar. É a sobrevivência política com todos os seus vícios se impondo ao interesse público, prática igualmente presente nos governos anteriores ao de Mauricinho (MDB).

DE VOLTA AO JOGO

Nos últimos dias houve uma reaproximação entre João Dehon e o vereador Erasmo Carlos. Por conta disso, o nome do líder do governo na câmara ganhou força nos bastidores da sucessão. Há pouco tempo, Erasmo havia perdido fôlego político e muitos já o consideravam fora do páreo. No entanto, agora ele está de volta ao jogo e pode deslocar Charlinho e Alexandre Paiva para a disputa pelo lugar de vice na chapa majoritária da situação.

REAÇÃO

Os vereadores Antônio Gustavo e Cateca reagiram às críticas de Clorisa e seus aliados aos integrantes da CCJ da câmara municipal. Ao lado de Johnson, e em cadeia de rádio, a vereadora chamou seus colegas de "juristas", além de, instigada por ele, citar suas pós-graduações para desacreditar o parecer da comissão aprovado por três edis supostamente sem qualificação para examinar a matéria. 

O assunto veio à tona na sessão de quinta passada através de Gustavo, que ainda destacou a consulta à assessoria jurídica da Casa para a tomada de decisão quanto aos projetos rejeitados.

"Quando foi pra mim entrar nessa Casa, eu não precisei de diploma. Sei que é muito importante. Mas eu vim pelo voto do povo. E foi com o voto do povo que fui eleito. Não precisava de tanta ironia, de tanta arrogância...", disse o parlamentar de 3º mandato.

Cateca também abordou o referido tema. "A senhora embora tenha um currículo muito vasto, não é menos que nenhum vereador aqui mas não é mais do que nenhum. Lembrar sempre que o currículo da senhora não interfere no parlamento", afirmou o vereador dirigindo-se à oposicionista.

Na sequência, ele disse que falta humildade ao currículo dela, e condenou o maniqueísmo fajuto promovido nas redes sociais e no rádio, que pretende dividir os legisladores entre os do "bem" e do "mal". Segundo o líder do PC do B, essa comparação é ridícula.

ZERO UM E ZERO DOIS

A entourage de Clorisa tem atrapalhado o seu mandato. Aliados nº 01 e 02 da vereadora, respectivamente, Johnson e Ana Cláudia cumprem em Grossos o papel exercido pelos filhos de Bolsonaro no cenário nacional. Não raro, eles colocam a liderança de sua preferência na defensiva, mais especificamente no olho do furacão. Foi nessa situação que a parlamentar grossense se viu na última sessão da câmara. Tentando se proteger das declarações da sua tropa de choque, ela disparou: "Não tenho como controlar a boca de ninguém". Pois é. Nem a boca nem as consequências políticas das ações dos seus apoiadores mais próximos.

BRUNO ACONSELHA

Bruno Gomes (PSDB) é um show à parte. Na sessão de quinta última, ele declarou voto em Clorisa para 2020, no caso do projeto político do seu primo Charlinho (MDB) não vingar sob as hostes do governismo local. Preocupado com a futura candidata da oposição, o vereador do córrego mandou um recado para os aliados mais eloquentes dela: "Aconselho essas pessoas. Se querem mesmo ajudar a vereadora Clorisa, calar a boca é melhor."

"TÁ TUDO DIVIDIDO!"

Incomodado com as críticas do seu antigo grupo político, Bruno do Córrego partiu para a ofensiva contra a oposição amarela:

"Há grupos de oposição que dizem querer o bem de Grossos. Querem não! Querem o bem pra si. Se a oposição de Grossos quiser o bem então se junte à vereadora Clorisa. Há grupos de oposição que querem o bem de Grossos mas só pensam em si. Já tá tudo dividido! E aí me criticam porque hoje defendo o governo e estou defendendo o projeto de Charlinho...'É um projeto familiar', eles dizem por aí...É não! Agora o de vocês são. Vocês não estão pensando em ninguém. O procurador já está nomeado! É um povo que tá com 6 anos doido pra entrar e não pensar em Grossos."

FOCO NA POLÍTICA

Para ouvir mais comentários sobre política, assista ao programa Foco na política, que vai ao ar todos os sábados a partir das 11h pela FM Salinas. Confira abaixo a gravação do último programa:
(obs.: política local só a partir do minuto 35).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 - 2019 - O Facho de Grosso...

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.