terça-feira, 23 de abril de 2019

Com o intuito de fortalecer a melhoria da qualidade da assistências às pessoas vivendo com HIV/AIDS no Hospital Rafael Fernandes (HRF) como referência para os municípios da II e VIII Regiões de Saúde do Estadodo Rio Grande do Norte e considerando também a perspectiva de educação permanente para equipe multidisciplinar que atuam nesse serviço a Sesap em parceria com o Hospital Rafael Fernandes realiza de 27 de abril a 06 de julho, na Associação Médica de Mossoró, o II Curso de Capacitação em manejo clínico em HIV/AIDS.

A capacitação é direcionada aos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e fiosioterapeutas que atuam na assistência HIV/AIDS. Cerca de 50 profissionais serão capacitados. A capacitação acontecerá em módulos contemplando aulas expositivas e dinâmicas. O curso surgiu da necessidade de qualificar a assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS e desenvolver práticas de saúde trsnsformadora, reflexiva, propositiva e articulada com a sociedade voltada para usuário do SUS.

Segundo a responsável pelo Núcleo de Recursos Humanos e Núcleo de Educação Permanente do Hospital Rafael Fernandes (HRF), enfermeira Grináuria de Sousa Maia Porto o objetivo da capacitação é instrumentalizar os profissionais no manejo às pessoas vivendo com HIV/AIDS no Hospital Rafael Fernandes (HRF) visando uma melhoria na qualidade assistencial. 

Participam da Comissão Organizadora: a responsável técnica do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS e Hepatites Virais do RN, Julyanna Campos, a Diretora Geral do HRF, Maria Antônia Paula Torres, o diretor técnico do HRF, o médico Oscar de Lima Oliveira, o diretor médico do HRF, médico José Edson da Silva Júnior e a responsável pelo Núcleo de Recursos Humanos e Núcleo de Educação Permanente do Hospital Rafael Fernandes (HRF), enfermeira Grináuria de Sousa Maia.

Os palestrantes de sábado (27) são o infectologista do HRF e professor da Faculdade de Ciências da Saúde – FACS da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Alfredo Passalacqua; enfermeira do HRF, Fernanda Leticia da Costa Araújo e o Especialista em Gestão da Política de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS e Hepatites Virais pela UFRN e Esepcialista em Gestão da Clínica no Hospital Sírio-Libanês, psicólogo José Eder de Medeiros Alves. As inscrições serão realizadas preferencialmente no Núcleo de Recursos Humanos do Hospital Rafael Fernandes (HRF) até o 24/04/2019. 

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II Ursap MTB-PB Nº 604