segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária e Programa Saúde na Escola (PSE), realizou segunda-feira feira (4), no auditório deputado Leônidas Ferreira, das 9h às 11h, a primeira reunião de planejamento das ações do Educanvisa foi direcionada aos técnicos da Vigilância Sanitária (VISA) e do Programa Saúde na Escola (PSE) da II Unidade Regional de Saúde (II Ursap), com sede em Mossoró e da VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI Ursap), com sede em Pau dos Ferros. Presente ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti. 

O objetivo do Projeto Educanvisa é promover melhorias nas relações de consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, com a estratégia de formar educadores e outros profissionais das áreas da educação e da vigilância sanitária para trabalharem, nas comunidades escolares, ações educativas sobre o uso e o consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos, dentre outros produtos sujeitos à vigilância sanitária. 

A linha de ação principal é formar educadores e outros profissionais das áreas da educação e da vigilância sanitária para realizarem nas comunidades escolares ações educativas sobre o uso e o consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.

O Educanvisa conta com uma coordenação nacional, composta por uma equipe multiprofissional de servidores da Anvisa. Nos estados, municípios e Distrito Federal as ações são capitaneadas por profissionais da vigilância sanitária ou das secretarias de educação que fazem a interlocução com as escolas da rede de ensino, atuando como multiplicadores do conhecimento em vigilância sanitária. Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos em salas de aula e na comunidade escolar.A partir de 2018 as ações do Educanvisa que convergem com as do Programa Saúde na Escola estão integradas. 

A reunião foi coordenada pela técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária da II Ursap, engenheira de alimentos e sanitarista, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel e pela coordenadora regional do Programa Saúde na Escola (PSE), Marcilene Santana.

“O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007. As políticas de saúde e educação são voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral”, disse Marcilene Santana.

“Educação em Vigilância Sanitária é uma das estratégias da Anvisa para operacionalizar sua missão de proteger a saúde da população”, disse a engenheira de alimentos, Teresa Pinheiro Gurgel.

A sanitarista Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel sugeriu aos participantes trabalhar a problemática da água com o foco no risco sanitário abordando inspeção nos reservatórios, inspeção nos bebedouros e gelaguas, análise microbiológica, análise de laudos e ação educativa. 

Segundo a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti as atividades do Projeto Educanvisa permitem que haja uma mudança na sociedade brasileira, pois o professor é um agente de transformação ao abordar questões de saúde coletiva com os alunos na sala de aula. 


Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social

II Ursap MTB-PB Nº 604

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

Acessos

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.