quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) convoca os Prefeitos e Secretários Municipais das Regiões Oeste e Vale do Assú, que compõem a II e VIII Regiões de Saúde, para participar de reunião promovida, conjuntamente, com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do (SESAP) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), sobre a regionalização e implantação dos Consórcios de Saúde, pelo Governo do Estado, em parceria com os Municípios. 

O evento será no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Unidade Regional de Saúde Pública na (Rua Dr. João Marcelino 2130 - bairro: Nova Betânia),em Mossoró,, na próxima terça-feira (05) de fevereiro, a partir das 08h30min, com a presença do Secretário de Estado da Saúde Pública, Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos e equipe da SESAP-RN, presidente da FEMURN e prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), da presidenta do Cosems, Débora Costa dos Santos, dentre outras autoridades. 

A iniciativa de implantação da Regionalização e dos Consórcios da Saúde tem o escopo de racionalizar recursos, solidarizar obrigações e benefícios e garantir maior eficiência no atendimento à população. A FEMURN considera de extrema relevância a participação dos Prefeitos e Gestores Municipais da Saúde das duas regiões de saúde, que representam parte dos municípios das regiões Oeste e Vale do Assú. 

O presidente da FEMURN, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), considera que a parceria com o Governo do Estado será importante para os Municípios: "O custo da Saúde Pública é muito alto, e as parcerias serão sempre bem-vindas. Hoje, os Municípios já se organizam em consórcios de saúde para a operação na área de resíduos sólidos, por exemplo, com bons resultados e importantes avanços, em algumas regiões do Estado. Inicialmente, precisamos conhecer a proposta do Governo do Estado para essa pretensa atuação conjunta da Saúde Pública, e debatermos, logicamente, a viabilidade financeira e prática das ideias entre os gestores, garantindo assim, as condições necessárias para a execução do Projeto e, consequentemente, oferecer um melhor atendimento à população", afirma. 

Participarão da reunião prefeitos e secretários de saúde de Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Campo Grande, Baraúna, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Janduís, Messias Targino, Mossoró, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael, Serra do Mel, Tibau, Triunfo Potiguar e Upanema. 

Os Consórcio de Saúde consistem em uma iniciativa autônoma de municípios (geralmente) circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos. 

Uma diretriz da gestão na Sesap será o fortalecimento da regionalização da saúde e criar agências regionais que possam operar as ações e serviços que estão na responsabilidade dos municípios. “Iremos buscar a criação de consórcios regionais que possam fazer a gestão desses serviços com financiamento tripartido (União, Estado e municípios). A partir daí estaremos potencializando os recursos e trabalhando uma melhor economicidade do gasto e racionalização da gestão”. disse o secretário Cipriano Maia de Vasconcelos. 

Recentemente, Cipriano Maia esteve no Estado do Ceará conhecendo a gestão bem sucedida do governo nas policlínicas regionais. Ele pretende seguir o modelo do estado vizinho em busca de uma melhor resolutividade na média complexidade, tanto na função ambulatorial, como no apoio de diagnósticos e exames. “Essa será uma perspectiva de trabalho do governo nos dois primeiros anos de administração”, disse o secretário. 


Abdias Duque de Abrantes 
Assessor de Comunicação Social 
II Ursap MTB-PB Nº 604
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COLUNA DO LÊNIN TIERRA

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM

Acessos

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNA DO EMILIO OLIVEIRA

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.