sábado, 23 de junho de 2018
Carlinhos do Rosado (o primeiro pela ordem) participou da celebração em homenagem ao saudoso pescador
Nesta sexta-feira, 22, na Praia do Rosado, em Porto do Mangue, o ex-vereador e sindicalista Carlinhos do Rosado participou da caminhada e ato ecumênico no local onde o pescador e posseiro Sebastião de Andrade de Lima tombou sem vida na luta contra o latifúndio, em defesa do povo permanecer morando dignamente nessa localidade.

Em seguida houve a Santa Missa na Capela de São Francisco, celebrando os 27 anos do martírio de Sebastião de Andrade de Lima, encerrando a programação com um café partilhado oferecido pela comunidade.

O jovem pescador Sebastião Andrade de Lima foi assassinado numa emboscada na noite do dia 22 de junho de 1991, quando retornava para casa. Tinha 27 anos, era casado e pai de três filhas.

Sua morte foi motivada pela luta em defesa das famílias que moravam na vila-praia há anos e de repente se viram ameaçadas de serem expulsas das terras que cultivavam e delas tiravam o sustento diário.

ConflitoLocal onde o pescador tombou sem vida, vítima de emboscada

Conforme documentado pela imprensa à época e relatos de moradores, a paz e a tranquilidade das famílias da vila-praia durou até o ano de 1988, quando a empresa F. Souto se disse proprietária de 1.126 hectares ocupados pelos posseiros, tendo início um conflito que durou até 1991, envolvendo muitos atos de violência contra os moradores. foi meio a esse clima de tensão que o pescador foi assassinado.

Após o trágico desfecho, o Governo do Estado atendeu a uma das reivindicações dos posseiros, que era buscar uma solução para o problema fundiário na localidade. O Estado desapropriou 1.100 hectares de terras e loteou entre as 72 famílias de posseiros na região onde estão até hoje assentadas, vivendo da agricultura e da pesca, como todos os seus ancestrais fizeram ao longo de dois séculos.


Fotos: Cedidas

Fonte: Costa Branca News / Luciano Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

PESQUISE AQUI

Receba nossas notícias no e-mail

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA
O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.