quinta-feira, 5 de abril de 2018
A gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, Camila Alves de Oliveira participou nos dias 04 e 05 de abril no Praiamar Natal Hotel &Convention do Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica no Rio Grande do Norte. Da II Ursap participaram o coordenador da Equipe Técnica, Tony Santos e a Referência da Atenção Básica, Vilcelânia Alves Costa. 

Segundo a gerente Camila Alves de Oliveira, o objetivo do encontro foi construir uma agenda de fortalecimento da atenção básica, identificando os principais desafios para um atendimento resolutivo, capaz de ordenar a rede de atenção a saúde e coordenar o cuidado. Um dos principais temas de abertura do encontro foi a apresentação de um panorama da Atenção Básica no RN. 

Durante o encontro foram discutidos os seguintes temas Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica; Estratégia e-SUS no território e o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde – PIUBS; Infraestrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde: o Programa Requalifica UBS e estratégias correlatas e Processos de integração de Atenção Básica e Vigilância Processos de trabalho das equipes de atenção básica Atenção Básica e sua articulação com outros pontos RAS Saúde Bucal. 

“A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades”, disse a Referência da Atenção Básica da II Ursap, Vilcelânia Alves Costa. 

O encontro é desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Estiveram presentes na solenidade de abertura representantes do Ministério da Saúde, Universidade Federal (UFRN), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) e Ministério Público do RN. 

O secretário de Estado da Saúde Pública, George Antunes de Oliveira destacou que o RN tem avançado bastante nestaquestão e que o apoio do Ministério da Saúde nas ações desenvolvidas pela Sesap é constante. “Nossa expectativa com este encontro é produzir uma boa linha de conhecimento para aprimorar ainda mais a nossa atenção básica. Vamos identificar os avanços e onde ainda precisamos aprimorar”, disse. 


Abdias Duque de Abrantes 
Assessor de Comunicação Social 
II Ursap MTB-PB Nº 604
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

PESQUISE AQUI

Receba nossas notícias no e-mail

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA
O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.