sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Resultado de imagem para dessalinizador agua doce
Foto Ilustrativa.

Ontem, aconteceu no Assentamento Meu Pais, que fica encravado na Comunidade Rural de Boi Morto em Grossos, a reunião inicial para instalação de uma unidade dessalinizadora fornecida pelo Programa federal denominado A ÁGUA DOCE. Havia intriga das filhas de Caindinha, que o tal dessalinizador tinha sido subtraído pela prefeitura para fins nefastos, mas segundo a coordenadora do programa,senhora Dilma esse dessalinizador está vindo de Natal pela BR304, com previsão de ser instalado nestes próximos dias, no assentamento.

Esse dessalinizador, é para atender as 20 famílias de assentados rurais do assentamento Meu Pais, Costa Branca e Caenga, com média de fornecimento diário de 40 litros de água potável.

Os operadores do sistema serão: Pastor Cícero João Filho, Jose Eurismar Pereira e Francisco Erivan da Costa.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.
Resultado de imagem para dessalinizador agua doce
Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local. Possui como premissas básicas o compromisso do Governo Federal de garantir à população do semi-árido o acesso à água de boa qualidade, além de ser amparado por documentos importantes como a Declaração do Milênio, a Agenda 21 e deliberações da Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O PAD está estruturado em seis componentes: gestão, pesquisa, sistemas de dessalinização, sustentabilidade ambiental, mobilização social e sistemas de produção. O componente da gestão é responsável pela formação de recursos humanos, elaboração de diagnósticos técnicos e ambientais, manutenção e operacionalização dos sistemas, além de dar o apoio ao gerenciamento e manutenção dos sistemas. O componente pesquisa é direcionado à otimização dos sistemas de produção com o aprofundamento dos conhecimentos em plantas halófitas, nutrição animal e piscicultura.
Resultado de imagem para dessalinizador agua doce

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o PAD beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.