sábado, 23 de setembro de 2017
Resultado de imagem para a lua no em yom teruah
Quinta feira, após a visibilidade da lua nova nos céus de Grossos - Rosh Hodesh, a pequena comunidade judaica de Grossos, juntamente com amigos e amigas não judeus reunira-se para comemorar a festividade de Rosh Hodesh e Yoh Terruah, que também ficou conhecido como Rosh ha Shanah - Ano Novo Judaico.

De acordo com as Santas Escrituras e a tradição sefardita a comunidade deseja a todos um Hag Sameach!

Esta escrito: 

“E falou YHVH a Moshe, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro dia do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada a YHVH” [Wayriqra (Levítico) 23:23-25] 

Em [Bamidbar (Números) 29:1-6 – “Semelhantemente, tereis santa convocação no 7º mês, no 1º dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de shofar. Então por holocausto, em cheiro suave a YHVH, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito. E pela sua oferta de alimentos de flor de farinha misturada com azeite, três décimas para o novilho, e duas décimas para o carneiro, E uma décima para cada um dos sete cordeiros. E um bode para expiação do pecado, para fazer expiação por vós; Além do holocausto do mês, e a sua oferta de alimentos, e o holocausto contínuo, e a sua oferta de alimentos, com as suas libações, segundo o seu estatuto, em cheiro suave, oferta queimada a YHVH”. 

Esta chag também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Nós judeus seguemos o calendário lunissolar, que é baseado nos movimentos da Lua e do sol, tão logo a Lua Nova atingia 1% de visibilidade, durante o alinhamento, as trombetas eram tocadas anunciando que a festa tinha chegado: 
"Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade." [Tehillim (Salmos) 81:3] 

Yom Teruah era um dia de descanso solene, no qual as trombetas eram tocadas a fim de reunir o povo de Israel para alertar a proximidade do Dia da Expiação (Yom Kipur), que era dia de julgamento onde se exigia preparação e solenidade. 

Yom Teruah é o primeiro dia (dos dez) de arrependimento até Yom Kipur (Dia da Expiação). É tempo de arrependimento e concerto perante YHVH. 

A tradição judaica considera que em Yom Teruah Adão foi criado. Também aponta que neste dia Isaque iria ser oferecido em holocausto por seu pai Abrahão.