sábado, 23 de setembro de 2017
Resultado de imagem para a lua no em yom teruah
Quinta feira, após a visibilidade da lua nova nos céus de Grossos - Rosh Hodesh, a pequena comunidade judaica de Grossos, juntamente com amigos e amigas não judeus reunira-se para comemorar a festividade de Rosh Hodesh e Yoh Terruah, que também ficou conhecido como Rosh ha Shanah - Ano Novo Judaico.

De acordo com as Santas Escrituras e a tradição sefardita a comunidade deseja a todos um Hag Sameach!

Esta escrito: 

“E falou YHVH a Moshe, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro dia do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada a YHVH” [Wayriqra (Levítico) 23:23-25] 

Em [Bamidbar (Números) 29:1-6 – “Semelhantemente, tereis santa convocação no 7º mês, no 1º dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de shofar. Então por holocausto, em cheiro suave a YHVH, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito. E pela sua oferta de alimentos de flor de farinha misturada com azeite, três décimas para o novilho, e duas décimas para o carneiro, E uma décima para cada um dos sete cordeiros. E um bode para expiação do pecado, para fazer expiação por vós; Além do holocausto do mês, e a sua oferta de alimentos, e o holocausto contínuo, e a sua oferta de alimentos, com as suas libações, segundo o seu estatuto, em cheiro suave, oferta queimada a YHVH”. 

Esta chag também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Nós judeus seguemos o calendário lunissolar, que é baseado nos movimentos da Lua e do sol, tão logo a Lua Nova atingia 1% de visibilidade, durante o alinhamento, as trombetas eram tocadas anunciando que a festa tinha chegado: 
"Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade." [Tehillim (Salmos) 81:3] 

Yom Teruah era um dia de descanso solene, no qual as trombetas eram tocadas a fim de reunir o povo de Israel para alertar a proximidade do Dia da Expiação (Yom Kipur), que era dia de julgamento onde se exigia preparação e solenidade. 

Yom Teruah é o primeiro dia (dos dez) de arrependimento até Yom Kipur (Dia da Expiação). É tempo de arrependimento e concerto perante YHVH. 

A tradição judaica considera que em Yom Teruah Adão foi criado. Também aponta que neste dia Isaque iria ser oferecido em holocausto por seu pai Abrahão. 











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.