domingo, 3 de setembro de 2017

Hoje com a graça de YHVH(Adonai) o presidente atual da Associação israelita de Grossos  Enoch Ferreira, praticou um exercício de Zedacá (entrega de cesta básica), que é o mandamento israelita traduzido muitas vezes, erroneamente, como beneficência. 


Está escrito no profeta Zacarias 7:9-11[...]“Assim diz YHVH Todo-Poderoso: Praticai a justiça verdadeira, demonstrai amor misericordioso e compassivo, cada um para com seu próximo; e não oprimais a viúva, o órfão, o estrangeiro e o pobre; ninguém planeje no coração atitudes malignas contra o seu irmão. 

Nesta zedaká fomos ajudados por YHVH e pelo coração generoso do diminuto grupo de chaverim que não possui muitas posses, mas são gigantes em querer contribuir para a melhoria de nossos irmãos e amigos de nossa querida cidade de Grossos.

A zedaká Tem origem na palavra zedek (justo) sendo uma tradução mais precisa justiça social. É a obrigação que todo israelita tem de doar algo de si, dos seus ganhos, ao levita, israelita que está precisando, a viúva e o órfão, ou o ger (estrangeiro). Também podem ser doados trabalho ou conhecimento e todos os ezkhai'm têm que cumprir a zedacá, tanto os ricos quanto os pobres e até e as crianças.
Um rabino importante diz que, enquanto a segunda maior forma de zedacá é dar donativos anonimamente para destinatários desconhecidos, a forma mais elevada é dar um presente, empréstimo ou parceria que irá resultar no receptor ser auto-sustentável em vez de viver com o auxílio dos outros ou seja "Não dar o peixe e sim ensinar a pescar". Ao contrário da filantropia, que é completamente voluntária, a zedacá é visto como uma obrigação religiosa, que deve ser realizada independentemente da capacidade financeira e deve ser realizada até mesmo por pessoas pobres.

É uma das três mitzvoth que podem salvar um israelita de um mau destino iminente.

Nessa mesma linha, a comunidade israelita tem uma longa tradição de estabelecer organizações filantrópicas, que vão desde sociedades funerárias a organizações como a Sociedade Hebraica de Empréstimos Livres, que oferece empréstimos sem juros aos necessitados, a partir de fundos para proporcionar hospitalidade a estrangeiros estranhos ao Fundos da Páscoa tradicionais para comprar matzah e vinho para israelitas pobres. 

Façam doações, a nossa comunidade está ansiosa para ajudar a distribuir a bondade e justiça nesta terra de Grossos.

Enoch Ferreira
Presidente AIG – 2017-2019
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2017 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.