sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, cumpriu uma agenda intensa de visitas no Estado do Ceará durante o início do mês de agosto abordando tópicos importantes na cooperação entre Israel e Brasil como recursos hídricos, segurança pública e tecnologias voltadas à smart city.
Durante a sexta-feira, 04, o embaixador conheceu o campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), onde visitou o laboratório e teve contato com startups, alunos, professores e novas tecnologias para água, segurança e telecomunicações. Foi acompanhado pelo deputado estadual Carlos Matos, que preside a Comissão de Recursos Hídricos Minas e Pesca e a Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco, na Assembleia Legislativa, que afirmou ser “fundamental para o futuro do Estado, uma maior inserção internacional. Quando recebemos o embaixador de Israel, temos o testemunho claro de como superar os desafios hídricos que hoje se apresentam ao Ceará. Esse relacionamento pode gerar bons frutos para nosso desenvolvimento regional: temos muito que aprender com Israel. Hoje, o país tem 40% de sua água vinda da dessalinização, ou seja, eles já têm o domínio da tecnologia e a lógica de gestão das águas, fazendo com que a questão climática fosse superada. Precisamos intensificar esse diálogo e buscar soluções que não se limitam apenas ao equipamento de dessalinização”.

Na segunda-feira, 07, Yossi Shelley se encontrou com o Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e com o Presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda. Ambos demonstraram interesse em prosseguir com parcerias produtivas entre Israel e Ceará e foram discutidos financiamentos para a dessalinização, startups, e criação de um fundo de risco. O embaixador foi convidado para o evento G20+20, que será realizado em novembro na capital cearense.


No período da tarde, acompanhado pelo deputado estadual Carlos Matos, foi feita a visita à Secretaria do Planejamento de Gestão do Ceará (Seplag) na qual discutiram dessalinização de águas do mar e reuso de água.


“Dispomos de tecnologias avançadas na área de recursos hídricos. Para se ter ideia, temos mais de 8,4 milhões de habitantes e conseguimos abastecer quase 80% da nossa demanda com água com dessanilizada […] Temos várias tecnologias disponíveis para tratamento e reuso de água (osmose reversa, procedimentos mecânicos ou tratamento biológico)”, argumentou o embaixador Shelley durante o encontro na Seplag.


O embaixador também ressaltou que não há razão para preocupação com o investimento nessas tecnologias. “Em dois, três anos a tendência é que esse investimento inicial seja compensado e os preços se equiparem à média do mercado. A vantagem é que vocês terão depois tecnologia e segurança hídrica permanentes”.


Shelley também colocou à disposição do estado a experiência israelense em tecnologias voltadas à segurança pública, a exemplo do monitoramento das cidades por sistema de vigilância por câmeras. “Esse é um tema (segurança pública) que interessa especialmente ao estado do Ceará”, ponderou o secretário-adjunto da Seplag, Sérgio Cavalcante.


Durante visita ao Ceará, o embaixador de Israel também manteve contatos com o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; com a Assembleia Legislativa; a Cagece e as secretarias estaduais das Cidades, da Segurança Pública e Defesa Social e Turismo.


Toda a visita foi acompanhada por Sheila Sztutman, do Israel Trade & Investment
Créditos para: http://israeltrade.org.br/noticias/geral/embaixador-de-israel-visita-o-ceara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.