quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Prof. Dra. Anita W. Novinsky

É lançado pela professora doutora Anita Novinski de SP, uma série de reportagens sobre a história secreta do Brasil, que muitos brasileiros nem sequer imaginam.


Pesquisas realizadas nos últimos anos nos arquivos inquisitoriais em Portugal trouxeram informações surpreendentes sobre a história dos judeus sefaraditas (conversos, cristãos novos, marranos) no Brasil, fatos e episódios que eram completamente desconhecidos até recente data. 

Ilustres historiadores brasileiros e estrangeiros, sem acesso às riquíssimas fontes inquisitoriais – que foram secretas durante os três séculos em que funcionaram os Tribunais do Santo Ofício da Inquisição, na Península Ibérica, e que somente se tornaram disponíveis ao grande público na década de sessenta do século XX – desconheciam importantes acontecimentos que ocorreram na sociedade colonial. 

As novas pesquisas realizadas nas ultimas décadas vêm mudar fundamentalmente determinadas interpretações da história do Brasil e também da história judaica.  

O medo da Inquisição impôs em todo português uma autocensura e uma “cultura do segredo”. Os “puros” – fidalgos, nobres, clero, puritanos, voltam-se para o passado, interessados em preservar o Antigo Regime e seus privilégios. 

Estes “puros” não se aventuravam ir para a América, arriscar morrer nos naufrágios, de malária ou comido pelos índios. Quem se interessava em embarcar para o mundo desconhecido era quem não estava bem em Portugal, sempre com a vida em perigo – os cristãos novos. Segundo viajantes e testemunhos contemporâneos, três quartos da população branca do Brasil, no século XVII, era constituída de judeus. (Anita Novinsky, 1992).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2017 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.