quarta-feira, 19 de julho de 2017
Resultado de imagem para ruas de ouro e cristal
"Não sejais como servos que servem seu mestre por causa da recompensa, antes, sejam como servos que não servem a seu mestre por causa da recompensa, e que o temor do céu seja sobre você" 
Hakham Antigono de Sokho

Essas palavras foram ditas por um mestre judeu da época do segundo templo, aquele que fora derribado pelas legiões romanas lideradas pelo general Titus Flavius Caesar Vespasianus Augustus, e talvez sintetize muito bem o pensamento judaico sobre o que se trata o amor a Deus e o amor em si mesmo.

Algum tempo atrás conversava com um casal de amigos, e surgiu a pergunta: O que sua religião pode oferecer?
Prontamente respondi sem pestanejar: N a d a!

Ao contrário de muitas religiões, que incentivam seus fiéis a pedirem muitas coisas, e garantem o recebimento como certo, no judaísmo somos encorajados a trabalhar, pois entendemos que de Deus não temos o direito algum de nada pedir, pois Ele já nos fez vivos, e nos colocou em um mundo maravilhoso, e ainda nos presenteou com a nossa futura partida. 

Sobre nossa partida está escrito em Eclesiastes 12:3-7, esta é uma recompensa.

"No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. "

Rambam diz:


”Se alguém imaginar que nenhuma das criaturas existe à parte dEle, somente Ele continuaria a existir, e a anulação da [existência] deles não anularia a Sua existência, porque todas as criaturas necessitam dEle [para existir], e Ele, bendito seja, não necessita delas nem de qualquer um.” (Mishnê Torá – Sefer haMadá` – Hilkhot Yessodê haTorá 1:3)

Nós procuramos guardar o que Deus nos mandou fazer, e se houver recompensa só Deus sabe se nos considerará.

.Salmos 19:7-14

"A Torá de YHVH é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de YHVH é fiel, e dá sabedoria aos símplices.Os preceitos de YHVH são retos e alegram o coração; o mandamento do YHVH o Senhor é puro, e ilumina os olhos.O temor do Senhor YHVH é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor YHVH são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. (qual?)Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, YHVH, Rocha minha e Redentor meu!"

Eclesiastes 12:13

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a YHVH Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. "

Mas quanto a mim, judeu, eu mesmo não tenho bagagem suficiente para exigir dádivas de YHVH, mas se você pode, então...[..] boa sorte. Mas se você é rico, não se esqueça de doar aos pobres e fazer bondade e justiça, pois sua vida não será eterna.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.