quinta-feira, 29 de junho de 2017
Neste sábado, dia 1º de julho, acontece em Areia Branca uma ação de sensibilização voltada para os pescadores da região. Durante todo o dia, integrantes da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT – International Comission for the Conservation of Atlantic Tuna) vão orientar os profissionais da pesca sobre a recaptura de peixes marcados pela comissão nos últimos meses e também sobre os valores de recompensa. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é parceira da Comissão por meio do professor Guelson Silva, do curso de Engenharia de Pesca.

Segundo o professor Guelson, o representante do ICCAT, Pedro Guemes, será o responsável pela campanha de divulgação das recompensas do Programa de Marcação e Recaptura de Atuns no Oceano Atlântico Tropical (AOTTP – Atlantic Ocean Tropical Tuna Tagging Program). A visita também contará com a presença do Engenheiro de Pesca, Rafael Muniz, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, chefe da equipe de recaptura no Brasil.

Na oportunidade, serão distribuídos cartazes de divulgação e estabelecidos os valores pagos pela recuperação das marcas colocadas nos atuns. Segundo o professor, Guelson, cada peixe marcado que for recapturado pode render até R$ 50 para o pescador. Os pesquisadores querem recapturar os peixes com as marcas amarela e vermelha. Nos cartazes estarão todas informações sobre valores, capturas e telefones e e-mails de contato da equipe.

Para o professor, quanto maior o alcance da divulgação, maior será o sucesso do programa na recuperação das marcas. Cerca de 1.500 peixes foram marcados e soltos pelo litoral da região. O Programa já investiu R$ 2 milhões só no processo de marcação. Esses recursos são provenientes da comunidade internacional, principalmente de países europeus.

CBNEWS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.