terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Despejar o resto de óleo que sobrou na frigideira na pia da cozinha é um hábito corriqueiro que gera sérios transtornos ao sistema de esgotamento sanitário. Isto porque a gordura vai se acumulando nas tubulações e provocando entupimentos que geram transbordamento de água servida na rua e até mesmo retornar para dentro dos imóveis. Principalmente se não houver limpeza constante da caixa de gordura. O ideal é recolher o óleo utilizado e doar para entidades que fazem uso do mesmo.

Quando este hábito de jogar óleo na pia ocorre em estabelecimentos comerciais, que preparam refeições em larga escala, o transtorno é ainda maior. Em Mossoró, no Centro da Cidade, corriqueiramente existem transbordamentos que ocorrem porque houve entupimento da tubulação por gordura. O óleo despejado vai se alojando nas paredes da tubulação até virar uma massa dura que impede a passagem normal dos efluentes pelo tubo. Além do despejo na pia, a falta de manutenção na caixa de gordura também provoca o problema. A caixa de gordura vai apenas acumulando o material, sem a limpeza a gordura vai transbordando para o sistema de esgoto.

O ideal é que em residências a limpeza da caixa de gordura seja feita mensalmente, já em restaurantes, a limpeza deve ser mais frequente dependendo do porte e do acúmulo de gordura produzida pelo estabelecimento. Frequentemente, os comerciantes do Mercado Público Municipal de Mossoró reclamam de transbordamentos no entorno do prédio. A Caern atende com frequência as solicitações e constata que elas são causadas por entupimento por lançamento de gordura na rede.

O ideal é recolher o óleo utilizado em vasilhames plásticos e fazer a entrega para instituições que utilizam este material. Em Mossoró, a Associação de Catadores de Mossoró (ASCAMAREM) faz coleta no Centro da Cidade, inclusive, recolhe óleo para ser transformado em sabão. Outra forma é transformar o óleo em sabão. Na Internet existem vários tutoriais ensinando a reaproveitar o óleo usado para fazer sabão. Com este cuidado, o usuário não só economiza, com ainda ajuda o meio ambiente.

ACS CAERN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

PESQUISE AQUI

Receba nossas notícias no e-mail

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA
O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.

Blogs Parceiros