quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Uma placa com dizeres incomuns na beira da estrada RN 012, o professor doutor visitante notou...  A placa significa : Arieh Zaav, algo como Leão de D'ouro

Depois de alertado por amigos, que um professor da UERN estava em busca de saber que significava os dizeres tão estranhos em uma placa envelhecida as margens da RN 012 em Grossos, resolvi escrever este pequeno artigo informativo sobre  um quase imperceptível grupo de judeus sefarditas, que assim como aquela placa desbotada quase não é percebido pela população local, mas longe dos olhares mantém as tradições, cultura e fé do povo de Jacó, estes são os membros da Associação Israelita de Grossos.
Expulsos de Portugal, muitos judeus se instalaram no nordeste brasileiro no século 17. Por volta de 1635 chegaram aos portos do nordeste brasileiro. Judeus sefarditas vindos da Holanda, mas originários da Península Ibérica (de Portugal e Espanha). Atraídos pela prosperidade do novo mundo, os navios fretados por judeus chegavam aos nossos portos quase que mensalmente. Uma vez aqui, muitos prosperaram sobretudo no comércio.

Perseguidos pela Igreja Cristã, acusados de heresias em toda Europa, especialmente na Espanha e em Portugal, os judeus do nordeste brasileiro só tiveram liberdade religiosa durante o domínio holandês (1624 - 1654). Com a expulsão dos holandeses, a repressão da Igreja Cristã voltou. Muitos judeus foram obrigados a se cristianizar novamente ou rumar para entre os índios janduís e viver no interior do Rio Grande do Norte.

Mas na verdade, a presença dos judeus nesta região data da chegada de Pedro Álvares Cabral. De acordo com Gilberto Freyre, de dez portugueses que vieram para cá, oito eram cristãos-novos, eles se espalharam principalmente pela Paraíba e Rio Grande do Norte, fugindo da Inquisição dos Cristãos e lutando para preservar a religião e a cultura judaicas em segredo. Muitos mudaram seus sobrenomes a fim de fugir do preconceito, chegando a adotar nomes de árvores, plantas ou lugares em substituição. Como por exemplo: Azevedo, Carvalho, Moreira, Nogueira, Oliveira, Pinheiro, Lopes, Dias, Ferreira, Nunes, Souza, Medeiros e Costa. Por aqui ficaram conhecidos como "marranos" - por terem sido convertidos ao cristianismo "na marra".

Há alguns legados marranos presentes até hoje na cultura do nordeste brasileiro, também presentes aqui em Grossos, como por exemplo a carne de sol do Rio Grande do Norte que é originária da carne kasher judaica, a tapioca típica foi desenvolvida da matzah judaica, o enterro de corpos em mortalhas, a retirada total do sangue dos animais abatidos; pintar as casas no final de ano, arrumá-las às sextas-feiras; comprar mercadorias à porta de casa e em prestações.

O elemento central do judaísmo é o monoteísmo sintetizado na oração Shemá Israel...que diz "Ouve, Israel: YHVH é nosso Deus, YHVH é Um". O curioso é que muitos bons cristãos não percebem que no seu livro de Fé denominado “Novo testamento, o próprio Jesus de Nazaré diz em Marcos 12:29 [...] E Jesus respondeu-lhe: O 1º mandamento é: "Ouve, Israel: YHVH é nosso Deus, YHVH é Um".

No tanakh diz: [...]Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, tomei desde os confins da terra, e te chamei desde os seus cantos, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu YHVH; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. Porque eu, YHVH o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz YHVH o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel. 
Isaías 41:8-14

Boa semana
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

PESQUISE AQUI

Receba nossas notícias no e-mail

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA
O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.