domingo, 27 de novembro de 2016

O Professor Gledson e grupo de discentes, incluindo a ativista social grossense Neta de Marlene, visitaram nesta manhã de domingo a comunidade de Alagamar no litoral de Grossos, RN. O intuito da visita era conhecer de perto os descendentes do português Souza Machado e a africana iorubá Katarina de Alagamar.

Na visita tiveram oportunidade de conhecer o jovem e grande líder comunitário Messias, que prestou ricas informações sobre o ambiente social da comunidade, foram entrevistados também outros comunitários jovens e mulheres e segundo o professor Gledson, foi visto os pontos fortes, as fraquezas, os riscos sociais e também o vislumbre de muitas oportunidades, que podem serem exploradas pelos atores competentes da municipalidade.

Na sequência, o grupo ainda teve a oportunidade de brevemente desfrutar e se deleitar com as histórias, prozas e belas poesias do senhor Antônio Ferreira, conhecido carinhosamente como seu Raul da Barra, que também prestou valiosas informações sobre a origem da Comunidade de Alagamar.

A visita foi concluída, com uma entrevista com o líder da Associação Israelita de Grossos, que também presta serviços ao município como secretário municipal de Agricultura, o judeu natural de Grossos, Magnos Ferreira , que falou sobre as histórias contadas sobre as origens do povo do Alagamar, transmitidas oralmente pelo seu avô seu Francisco Raimundo Rebouças (Chiquinho de Mundoca) e da comovente história de Katarina de Alagamar, africana que foi roubada de um navio negreiro e viveu com o português Souza Machado e dele teve dezoito filhas de pele azeviche e olhos azuis da cor do mar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos

PESQUISE AQUI

Receba nossas notícias no e-mail

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2018 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA
O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.