segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Astrônomos franco-canadenses acreditam que sinais "estranhos" enviados a partir de algumas estrelas podem ser de alienígenas

São Paulo –Um grupo de astrônomos franco-canadenses afirma que um número considerável de estrelas está enviando mensagens a partir de estranhas modulações. Alguns já alegam que estes sinais podem ser uma tentativa de comunicação extrraterrestre.

Os cientistas franco-canadenses analisaram espectros de 2,5 milhões estrelascatalogadas na base de dados do Sloan Digital Sky Survey. Dessas, 234 estão emitindo pulsos de luz separadas por um intervalo de tempo constante.

Segundo os pesquisadores, esse sinal tem exatamente a forma de um sinal ETI(sigla em inglês para inteligência extraterrestre) previsto por Ermanno Borra, um dos autores da pesquisa atual, em um artigo publicado em 2012.

Apesar da confirmação da previsão de Borra, os astrônomos admitem no estudo que os sinais podem não ser enviados por alienígenas. “Embora improvável, há também a chance de que os sinais são devido a composições químicas altamente peculiares em uma pequena fração de estrelas halo galácticas.”

Além dessa similaridade com o sinal predito por Borra, a maioria das 234 estrelas foi encontrada entre a faixa espectral F2 e K1, de acordo com o estudo. Isso significa que esse pequeno intervalo está centrado em torno do espectro do Sol. O nosso Sol é o único que sabemos que tem uma espécie inteligente que vive perto dele. Assim, é de se esperar que outros tipos de vida também precisem estar ao seu redor para sobreviver.

No entanto, muitos cientistas estão com um pé atrás em relação a esse estudo. O Breakthrough Listen, uma iniciativa para procurar vida alienígena e que conta com apoio de Mark Zuckerberg e Stephen Hawking, afirmou em um comunicado publicado pela Astronomy Magazine que a mensagem era promissora. Porém, ela deve ser profundamente analisada antes que seja atribuída a ETs.

“Um trabalho cuidadoso deve ser feito para determinar taxas de falsos positivos, para descartar explicações naturais e instrumentais, e mais importante, para confirmar as detecções usando dois ou telescópios mais independentes”, diz o comunicado.

Como tudo que já foi descoberto até agora, desde sinais promissores até megaestruturas alienígenas, é muito cedo para dizer que os alienígenas estão tentando se comunicar com outras civilizações. O que parece desse estudo é que – infelizmente – é bem improvável que os ETs queiram levar um papo com os humanos.

EXAME
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.