terça-feira, 4 de outubro de 2016


Longe do que ocorria na cidade de Grossos, onde o povo comemorava a recondução do prefeito José Maurício ao poder; no ocaso do sol deste domingo, na zona rural de nosso município, a comunidade judaica comemorava seu ano 5777, o Ano Novo Judaico, chamado de Rosh Hashaná. 

Nas santas Escrituras este moed é chamado Iom terruah. A Festa das Trombetas ou Yom Teru'ah é comemorada no 1º dia do mês Tishrei, o sétimo mês do calendário bíblico e o primeiro do calendário civil judaico (setembro/outubro do calendário gregoriano).

A festa também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Nós judeus seguimos o calendário lunar, que é baseado nos movimentos da Lua, portanto, o dia da festa não poderia ser conhecido antes do tempo, uma vez que depende do aparecimento da Lua Nova. Tão logo a Lua Nova apareca, o shofar é tocado anunciando que a festa chegou: "Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade." (Salmos 81:3)

Como o aparecimento da Lua Nova não podia ser calculado com precisão, então tornou-se costume de comemorar dois dias em vez de um. Assim, a Festa das Trombetas é comemorada no primeiro e segundo dia de Tishri para que se tenha a certeza de que a lua nova apareceria.

Yom Teru'ah é um dia de descanso solene, no qual as trombetas são tocadas a fim de reunir o povo Israelita para alertar a proximidade do Dia da Expiação (Yom Kipur), que é o dia de julgamento onde se exige a preparação e solenidade. Também é um dia de consagração, representado pelas ofertas queimadas oferecidas a YHVH Deus neste dia.

Yom Teru'ah significa ‘Dia do Shofar’ ou ‘Dia do Despertar do som da trombeta’.
Em nome da Associação israelita de Grossos, desejamos a todos os nossos iedidim israelitas e amigos não judeus, um feliz 5777.

Elias Ferreira
Presidente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.