terça-feira, 4 de outubro de 2016


Longe do que ocorria na cidade de Grossos, onde o povo comemorava a recondução do prefeito José Maurício ao poder; no ocaso do sol deste domingo, na zona rural de nosso município, a comunidade judaica comemorava seu ano 5777, o Ano Novo Judaico, chamado de Rosh Hashaná. 

Nas santas Escrituras este moed é chamado Iom terruah. A Festa das Trombetas ou Yom Teru'ah é comemorada no 1º dia do mês Tishrei, o sétimo mês do calendário bíblico e o primeiro do calendário civil judaico (setembro/outubro do calendário gregoriano).

A festa também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Nós judeus seguimos o calendário lunar, que é baseado nos movimentos da Lua, portanto, o dia da festa não poderia ser conhecido antes do tempo, uma vez que depende do aparecimento da Lua Nova. Tão logo a Lua Nova apareca, o shofar é tocado anunciando que a festa chegou: "Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade." (Salmos 81:3)

Como o aparecimento da Lua Nova não podia ser calculado com precisão, então tornou-se costume de comemorar dois dias em vez de um. Assim, a Festa das Trombetas é comemorada no primeiro e segundo dia de Tishri para que se tenha a certeza de que a lua nova apareceria.

Yom Teru'ah é um dia de descanso solene, no qual as trombetas são tocadas a fim de reunir o povo Israelita para alertar a proximidade do Dia da Expiação (Yom Kipur), que é o dia de julgamento onde se exige a preparação e solenidade. Também é um dia de consagração, representado pelas ofertas queimadas oferecidas a YHVH Deus neste dia.

Yom Teru'ah significa ‘Dia do Shofar’ ou ‘Dia do Despertar do som da trombeta’.
Em nome da Associação israelita de Grossos, desejamos a todos os nossos iedidim israelitas e amigos não judeus, um feliz 5777.

Elias Ferreira
Presidente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO DO BLOG

Telefone/Whats: (84) 9 8177-6707 Email: Contato@ofachodegrossos.com Facebook:  O Facho de Grossos © 2015 -2017 - O Facho de Grossos...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

PESQUISE AQUI

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA
O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.