sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Resultado de imagem para yom teruah
 (יום התרוע)
Estamos no ano de 5777, e Comunidade israelita de Grossos, terá neste 01 de 07 de 5777 no ocaso do dia , serviço de Yom Terruah, mais conhecido como Hosh Ha Shanah, ano novo dos judeus.
Yom HaTeruah cai no primeiro dia (Rosh Hodesh) do sétimo mês bíblico. É traduzido, alternativamente, como "O Dia de Gritos" ou "O Dia das Trombetas". Os fariseus chamaram esse dia de "Rosh Hashaná" (o Ano Novo judaico), embora esta interpretação tenha algum apoio na Tanach.

Yom HaTeruah é mencionado apenas duas vezes na Torá. Em Levítico 23:24, lemos: "Fala aos filhos de Israel, no mês sétimo no primeiro dia do mês será para vós um dia de descanso, uma lembrança feita por ruído tomada ( teruah zikaron ), um santa convocação ". Yom HaTeruah é mencionada uma vez mais, e pela última vez, em Números 29: 1.

Então, qual é este feriado indescritível, mencionado apenas duas vezes em toda a Torá e tão pouco claras que os farizeus se sentiram compelidos a dar-lhe o significado extra e impreciso do Ano Novo judaico?

A chave para entender Yom HaTeruah é entender todas as implicações de duas palavras que ocorrem em Levítico 23:24: relembrança ( zikaron ) e de fazer ruído ( Teruah ).

Talvez um dos mais famosos usos da palavra teruah vem da história de Yehoshua (Josué) e as muralhas de Jericó. Depois de um elaborado ritual de seis dias em que os Cohanim (sacerdotes) circularam as paredes com a arca da aliança, tocando o shofar, e as pessoas se juntaram a eles, mas permaneceram em silêncio, no sétimo dia, os Cohanim circularam as paredes seis vezes e, em seguida, na sétima vez, "as pessoas gritavam es [o Cohanim] tocaram os shofarim e quando o povo ouviu o som dos shofarim e deu um grande brado ( gedolah teruah ) e a parede veio abaixo e as pessoas entraram na cidade ... "[Josué 06:20].

A segunda palavra-chave para entendermos em juntar o quebra-cabeça de Yom HaTeruah é zikaron , ou lembrança, uma vez que o feriado é chamado de " teruah zikaron " (kembrança através de ruído) em Levítico 23:24. Por que é o feriado chamado de "lembrança"? É uma lembrança de algum evento, como Hag HaMatzoth (O Festival dos pães sem fermento) é uma lembrança de nosso êxodo do Egito? Ou que deveria se lembrar de algo, e em caso afirmativo, quais? Como se vê, não há. Pelo contrário, o que estamos fazendo em Yom HaTeruah está relacionado a pedir a YHVH para lembrar-nos , e nós fazemos isso, "ficando debaixo de sua atenção", como? através gritando para Ele, ou sobre as trombetas de prata OFICIAL DOS Sacerdotes, ou em chifres de animais (shofar),ou com nossas próprias vozes, ou por quaisquer outros meios à nossa disposição.

A idéia de ser lembrado por YHWH pode ser visto amplamente em toda a Torá, e um par de exemplos nos ajudará a colocar isso em foco. Em Gênesis 8: 1, depois que Noé tinha ficado na arca de 150 dias, a Torá diz: "E YHWH lembrou de Noé e todos os animais selvagens e domesticados, que estavam com ele na arca, e YHWH causou um vento que passou sobre a terra e as águas diminuíram. " Tinha YHWH realmente esquecido Noah? Ele estava muito ocupado foi jogando cartas com os anjos? Não, claro que não. Em vez disso, a palavra "memória", quando aplicado a YHWH, implica a transformação deliberada da atenção de YHWH para um determinado indivíduo (ou grupo) em um determinado ponto no tempo, muitas vezes, a fim de trazê-lo de volta por algum bem ou mau que ele tem feito no passado. Neste caso, YHWH está virando sua atenção para Noah e lembrando do fato de que ele era "justo em sua geração" (Gênesis 6: 9).

Que todos nós sejamos lembrados para o bem neste moed de Yom Terruah.

Que YHVH nos abençoe neste dia.

Elias Ferreira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GROSSOS

Acessos

FAN PAGE

COLUNISTAS

COLUNISTAS
EMÍLIO OLIVEIRA

PESQUISE AQUI

O Facho de Grossos 2014. Tecnologia do Blogger.